domingo, 16 de novembro de 2008

FANTÁSTICO E REDE GLOBO SEMPE TENTANDO ENSINAR



Como usar o 13º salário em tempos de crise
Dívidas mais caras devem ser pagas primeiro.



Em tempos de 13º salário, o Fantástico quer saber o que mudou na vida do brasileiro diante da crise que abalou os mercados financeiros de todo o mundo. Será que ele está fazendo a coisa certa?

Uma dúvida que atormenta os cerca de 68 milhões de brasileiros que devem receber, até dezembro, R$ 78 bilhões por conta do 13º salário: o que fazer com o dinheiro extra?


O Fantástico convidou três economistas para responder.


“Cuidado porque o membro mais sensível do corpo humano é o bolso”, avisa o economista Luís Carlos Ewald.


Minha opinião: Esta errado...tem que gastar tudo...ECONOMIZAR o que....o brasileiro ja é um dos povos mais pobres...comem mau, vivem mau, ganham mau...E AINDA O CARA MANDA ECONOMIZAR ! ! ! economizar o que ....só se for no ar. . . . e ainda contribui mais ainda para a recessão SE FIZER ECONOMIA.....os americanos e europeus ...sempre gastaram TUDO viveram super bem ....provocaram a crise....e agora NÓS que temos que poupar. . . . piada. . . .


“Certamente, vou investir aí em um carro”, afirma o vendedor João Lima

“Se a decisão é comprar um carro, esta é a melhor atitude: pagar o máximo possível na entrada e encurtar o financiamento o máximo possível também”, explica o economista Nelson Souza.


Tá certo. . . consumindo vai fazer a economia girar e afastar a recessão...


“Pretendo aplicar em fundos de investimento”, diz o garçom Jorge Tadeu Marcolino.

“A época é muito boa para aplicação, seja nos fundos tradicionais de renda fixa, porque as taxas de juros subiram um pouco e estão boas, como também nas ações. O valor das ações, de maio para novembro, já caiu cerca de 70% na média. Então, o bom investidor é aquele que compra na baixa e vende na alta”, afirma o economista Francisco Baroni.


Tá certo . . .


“Eu vou investir em mercadoria para revender”, avisa a auxiliar de serviços gerais Tânia Gomes. “Essa senhora é uma empreendedora. Então, ela está usando o dinheiro do 13º dela para fazer mais dinheiro. Parabéns”, elogia Baroni.


Está certíssima. . .


“Não vou guardar, não. Vou gastar tudo”, admite o digitador Herlington Moraes. "Está na hora de ele, pelo, menos, guardar 10% do que ganha para sua velhice ou para um curso de especialização”, aconselha Baroni.


guardar 10% para a velhisse. . . . é ruim . . . .SE GUARDAR 10% DA MIZÉRIA QUE GANHAMOS NÃO VAMOS TÊR É VELHICE. .. .


“Eu pretendo pagar umas contas, que eu venho atrasando e guardar um pouquinho para pagar o IPTU”, diz a babá Elisabete Casanova. “As pessoas que têm dívidas, ao receber o 13º, na ordem deveriam pagar as dívidas mais caras que são: cartão de crédito, cheque especial e financiamento de pessoa direta e outras dívidas que possam ser pagas e ter o desconto de juros”, ensina o economista Nelson Souza. “O Código de Defesa do Consumidor diz que: ao pagar antecipado as suas dívidas, as instituições financeiras são obrigadas a descontar os juros das prestações futuras. Então, exija isso, vá no Procon”, adverte Luís Carlos Edwald.


Esta mais ou menos certa.. . EU ACHO QUE OS PREFEITOS ,OS GOVERNADORES, E PRESIDENTE deveriam fazer a sua parte . . . cortando gastos e abaixando tributos como IPTU, IPVA,licenciamento de carros, GASOLINA.... afinal não estamos em crise ! ! ! POR QUE ESTÁ NA CARA QUE CORTANDO OS FINANCIAMENTOS E AUMENTANDO OS JUROS ....NEGUINHO NUM VAI TER DINHEIRO PARA PAGAR ESSES IMPOSTOS ALTÍSSIMOS . . . .SE O GOVERNO LULA E GOVERNADORES E PREFEITOS NÃO QUIZEREM VER SEUS CAIXAS VAZIOS ...ACHO BOM EXERCER SEU PODER DE GOVERNANTES E FORÇAREM OS BANCOS ABAIXAR JUROS E VOLTAR À EMPRESTAR....JÁ. ...


“O Natal vai ser diferente, porque vai ser mais pobre, com menos ingredientes”, admite o jornalista Manoel Arruda. “Não banque tudo sozinho. Faça uma ceia comunitária, tanto no Natal quanto no ano novo”, explica Luís Carlos Edwald.


Filhote . .. .as famílias já estão fazendo isso à mais de 30 anos. . . .


“O máximo que eu posso fazer é comprar uma roupa nova, uma calça ou uma blusa. Nada mais do que isso”, lamenta o música José Gomes.

“Esse consumo natalino é muito importante psicologicamente para o indivíduo. Uma roupa nova, um presente para a esposa, um presente para a mãe. Isso faz muito bem para o ego do indivíduo. Mas, nós temos que ser realistas”, avisa o economista Francisco Baroni.


Mais realista impossível. . . .



"Uma geladeira frost free, é o meu sonho de consumo”, revela a babá Elisabete Casanova. “A geladeira nova é um sonho que pode ser aproveitado antes que suba o preço, porque tem componentes importados também”, diz Luís Carlos Edwald. “A compra deve ser feita, tanto quanto possível, à vista”, ensina o economista Nelson Souza.


É Eu conheço um componente que não é importado e poderia baixar para ajudar a Dona Elisabete . . .e todo mundo. . . a CONTA DE LUZ . . .


Férias coletivas são o assunto em uma roda de metalúrgicos. Com os pátios cheios, as montadoras pararam a produção e optaram por deixar os funcionários em casa para evitar demissões. “Todo fim de ano a gente viaja, vai para casa de familiares no interior. Talvez nesse fim de ano a viagem seja de um percurso menor para evitar gastos excessivos”, explica o metalúrgico Helio Paggi.

“É válido cortar nesse momento as viagens. Mas uma saída com os amigos, um cinema, um teatro com a esposa, com a namorada, é bom. Se não tiver saúde mental, não adianta ter saúde financeira”, avisa Baroni.


Também acho o negócio é continuar saindo e se divertindo. . . .por que de triste já chega como os políticos fazem tudo ao contrário nesse País....


“É provável que, durante uns dois anos, a gente vá sentir na pele a acomodação da tal bolha que estourou”, revela Luís Carlos Edwald


Ú CARAMBA. . . .se negócio não voltar ao normal essa semana ....vou soltar uma nota com uma lista de todos BANCOS que pararam de financiar carros e construção civil......e vou convocar a população À RETIRAR TODO DINHEIRO DEPOSITADO NESSES BANCOS ...POIS AÍ VÃO QUEBRAR DE VEZ.......só vão restar os bancos que emprestão e fazem a economia girar....


“As pessoas não podem deixar de consumir, porque o que move o capitalismo é o consumo. Se todos pararem de consumir, o capitalismo vai desmoronar. As empresas vão vender menos; vendendo menos vão desempregar pessoas, pagar menos salários. Aí teremos um círculo vicioso na economia”, diz Baroni.


Etá . . . é isso mesmo...agora Eu pergunto porque os Bancos aqui que tiveram o maior LUCRO do mundo e só estavam com 2% de seu capital aplicado em empréstimos de carros e financiamentos de casas.....PARARAM DE EMPRESTAR E O GOVERNO AUMENTOU OS JUROS ......SE NO MUNDO TODO O JUROS ESTÃO ABAIXANDO para insentivar a economia. . . . .TEM COISA ERRADA AÍ MAS ESPERO QUE CONCERTEM.....ESSA SEMANA ......de 17/11 à 21/11......POR QUE SE NÃO.....VÃO DEIXAR DE SER BANQUEIROS......


-->
buscar no site do fantástico

Nenhum comentário: