terça-feira, 22 de janeiro de 2008

LULA E O PT TEM QUE INVESTIR EM EDUCAÇÃO. . . . .

Do G1, em São Paulo entre em contato

Saiba mais
» Brasil cai no ranking de educação da Unesco
» Países não atingiram metas de educação da Unesco
» Para Haddad, Brasil entre os últimos no Pisa
» Para Conselho Estadual de Educação de SP, MEC distorceu dados do Pisa
» Alunos da região Sul têm melhor desempenho no Pisa
O Brasil ocupa a 16ª posição no ranking dos avanços para cumprir as metas do programa Educação para Todos (EPT). Os dados estão em um relatório feito pela Campanha Global pela Educação, que iniciou, nesta terça-feira (22), a assembléia “Educação para todos em risco: a hora de agir é agora”, em São Paulo.

O índice da melhora brasileira está atrás do mexicano . Ilhas Mauricio ocupam a primeira posição no ranking, Letônia está na segunda e Uruguai na terceira. Veja o relatório completo aqui (em inglês).O relatório, que mede os avanços de 2000 a 2007 para cumprir as metas do programa, e não a qualidade da educação de cada país, usa dados do relatório Educação para Todos, publicado anualmente pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), informações dos governos, pesquisas acadêmicas e análises internacionais.

Foram analisados seis pontos: a universalização da educação básica, o empenho político dos governos, o aumento das matrículas, a qualidade do ensino e aprendizagem, a igualdade de oportunidades e a transparência das contas públicas. Na avaliação, o Brasil atingiu a pontuação global de 70 e o conceito B-, o que representa a 16ª posição mundial e a 7ª na América Latina. Nos itens analisados, o pior, D+, na transparência das contas públicas. A pior posição brasileira está na qualidade de ensino e aprendizagem, 57ª.

De acordo com o coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, a melhora na qualidade da educação ainda está muito distante.

“Nós fizemos um estudo de quanto custa uma educação de qualidade e avaliamos que são necessários investimentos na ordem de R$ 19 bilhões na educação pública básica. Estes investimentos devem ser empregados prioritariamente pelo Governo federal”, disse.

O relatório da campanha destaca que os principais desafios do governo brasileiro são expandir o ensino médio, melhorar a qualidade da educação, principalmente aumentando o número de professores, e oferecer programas de alfabetização para adultos já que muitos brasileiros não sabem ler e escrever.

Nenhum comentário: