sábado, 4 de outubro de 2008

COMUNIDADE COBRA PROJETOS E SONHOS DA PREFEITURA


03/10/08 - 21h28 - Atualizado em 03/10/08 - 22h06
ESSE EXELENTE TRABALHO FEITO PELA REDE GLOBO ....SERVE PARA SER LIDO E APRENDIDO PELA POPULAÇÃO . . . . POR ANOS E ANOS .....E NÃO SÒMENTE EM ÉPOCA DE ELEIÇÕES ......
Moradores de Jardim Jatobá, periferia de Fortaleza, vão à Assembléia Legislativa para reivindicar novas obras e fiscalizar o que está sendo feito. E, assim, eles ganharam uma nova escola.

Moradores de uma cidade inteira no interior do Ceará se uniram para incluir no orçamento do município um sonho antigo. É o que mostram os repórteres Beatriz Thielmann e Rogério Lima na quinta reportagem da série sobre eleições municipais. A meninada de Jardim Jatobá, periferia de Fortaleza, pode não saber, mas, durante 30 anos, foi impossível botar o pião para rodopiar. Calçadas lisinhas, só depois que os "grandes" decidiram reagir. São cem moradores voluntários que estudaram a lei, aprenderam sobre orçamento participativo e foram à cata do que têm direito. “Se o povo quer ver benefício para o bairro, tem que se unir e correr atrás”, afirma a dona-de-casa Maria Bezerra da Silva. A empregada doméstica Maria Nete Rodrigues não pensa duas vezes. A Assembléia Legislativa é o lugar certo para reivindicar novas obras e fiscalizar o que está sendo feito. “Em 2006, levamos 17 pessoas. Em 2007, levamos 67 pessoas e, em 2008, dois ônibus cheios de pessoas”. “Antigamente, a gente esperava que os políticos lutassem pela melhoria do bairro da gente. Hoje em dia, com esse orçamento participativo, nós vamos diretamente a eles”, conta Raimundo Nonato da Silva. É cheio de si que seu Francisco mostra o que já mudou para os 25 mil habitantes, desde que fundaram a associação em 2003. Novas ruas, calçamento, rede de esgoto e o canal de drenagem da água. Mas entusiasmo mesmo é quando chegamos à nova escola de ensino fundamental. Serão 12 salas de aula e uma quadra poliesportiva. Tijolo a tijolo, sobre os olhos atentos dos moradores.
“Foi uma luta da gente, para o nosso direito. Lutamos para que realmente seja feito isso para um futuro dos nossos filhos e netos. É a preocupação da gente, continuamente”
conta Francisco. Ter uma creche pública é outra prioridade de Jardim Jatobá. O projeto já está aprovado pelo governo do município, mas ainda não saiu do papel. Então, uma moradora decidiu ceder a própria casa para receber cem crianças de um a quatro anos de idade. A prefeitura paga os profissionais e a alimentação. Para os pequenos, não custa nada. Mais uma parceria que não dá para esconder deu certo. Está na cara.
“É preciso a gente unir forças, porque uma andorinha só não faz verão”, avalia a diretora da escola. Eles já estão vendo.

Veja mais reportagens desta série.

Nenhum comentário: