sábado, 12 de abril de 2008

BRASIL É COBRADO NA ONU. . . .

Agencia Estado - 12/4/2008 9:45
Brasil é cobrado na ONU por tortura e execuções
Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido cobram do Brasil políticas efetivas para a eliminação da tortura e das execuções sumárias no País. Ontem, no escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra, o País passou por seu primeiro exame no que se refere à situação dos direitos humanos. A mensagem dos britânicos foi clara: o governo não pode viver apenas de planos nacionais, sem apresentar avanços.
O novo sistema criado pela ONU permite que todos os países sejam avaliados. A entidade apresentou um relatório que mostrou a persistência da tortura, racismo e outras violações. O governo brasileiro reconheceu a existência dos problemas, mas ativistas não recuaram, acusando o País de não ter dado respostas satisfatórias às cobranças internacionais.
Segundo dados da entidade Contectas, o número de assassinatos cometidos pela polícia do Rio e São Paulo aumentou em 136% entre 2000 e 2006. O governo alemão também chamou a atenção para os elevados números de assassinatos e de violência cometidos pela polícia. Berlim ainda cobrou respostas sobre a situação das prisões. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: