Peugeot cria híbrido movido a ar
Modelo elimina baterias e torna o conceito financeiramente mais acessível
Rodrigo Samy
Citroën/Divulgação
Um C3 Hybrid Air em corte para demonstrar a tecnologia
A próxima geração do 2008, que deve chegar às concessionárias da Europa em 2016, será o primeiro modelo da Peugeot com o sistema Hybrid Air. A tecnologia, que permite reduzir o consumo de combustível e as emissões, foi apresentada há um ano, no Salão de Genebra (Suíça), une motor a combustão a um dispositivo hidráulico acionado por ar comprimido para mover o veículo.
As vantagens da solução desenvolvida pela PSA (dona também da Citroën), em conjunto com a Bosch, são baixos peso e custo de produção.
O “coração” do sistema é um cilindro com um pistão interno que empurra o ar sob alta pressão. Essa força é enviada a um circuito hidráulico, ligado a um câmbio automatizado.
Usando apenas ar comprimido, o sistema consegue tirar o carro da inércia e levá-lo até 70 km/h sem gastar uma gota de combustível. Além disso, ele consegue dar torque extra ao motor 1.2 de três cilindros, que gera 82 cv.
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