Segurança
ONU recomenda fim da polícia militar no Brasil
Países do conselho da ONU pediram que o Brasil acabe com as execuções extrajudiciais cometidas pelos 'esquadrões da morte'
30 maio, 2012
Vários países do Conselho de Direitos Humanos da ONU pediram que o Brasil acabe com as execuções extrajudiciais cometidas pelos “esquadrões da morte”, além de trabalhar para suprimir a Polícia Militar. Estas foram as principais recomendações dos membros do Conselho de Direitos Humanos no Exame Periódico Universal (EPU) do Brasil, avaliação à qual são submetidos todos os membros da organização.
A recomendação em favor da supressão da PM foi obra da Dinamarca, que pede a abolição do “sistema separado de Polícia Militar, aplicando medidas mais eficazes (…) para reduzir a incidência de execuções extrajudiciais”.
A Coreia do Sul falou diretamente de “esquadrões da morte” e Austrália sugeriu ao governo brasileiro que outros governos estaduais “considerem aplicar programas similares aos da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) criada no Rio de Janeiro”.
O relatório destaca a importância de que o Brasil garanta que todos os crimes cometidos por agentes da ordem sejam investigados de maneira independente e que se combata a impunidade dos crimes cometidos contra juízes e ativistas de direitos humanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário