O ápice da tecnologia no Yeosu 2012, na Coreia do Sul
Evento engloba ações ultramodernas á favor do meio ambiente
Postado por: Guilherme Mendes Ayala às 24/05/2012 12:03

Com o tema “O Oceano e a Costa vivos”, a exposição internacional espera atrair 11 milhões de visitantes, locais e estrangeiros, sobretudo da China. O evento conta com a presença de 105 países, dez organizações internacionais e várias empresas.

O secretário-geral da comissão organizadora da Expo Yeosu 2012, Kim Keun Soo, explicou que o principal objetivo do encontro é “partilhar a sabedoria (e tecnologia) coreana sobre a importância dos oceanos sãos. Será um fórum dirigido para o debate e definição de soluções para os problemas que já se identificaram nos oceanos, pelas mudanças climáticas e contaminação”, disse Kim.

Uma das grandes atrações da Expo têm sido os robôs, 73 deles, procedentes de diferentes países. Há robôs humanoides que dançam, jogam futebol, contribuem para o ensino ou ajudam no desenvolvimento de crianças autistas. Outros por sua vez, conhecidos como robôs-peixes, têm entre outras a capacidade de conduzir cardumes para longe de desastres ecológicos.

O tema da exposição defende a recuperação das zonas marinhas e ecossistemas oceânicos depauperados, a integração racional num sistema de produção sustentável e a troca de conhecimento científico sobre alterações climáticas. Veja abaixo ao vídeo institucional criado pelo evento: